terça-feira, 19 de abril de 2011

O que fazer quando o seu trabalho não te deixa estudar?

Gente.. meu trabalho anda me sugando...

Estou voltando super tarde para casa e pior, não estou conseguindo ter rendimento e nos últimos dias não consegui literalmente estudar!!

Tenho que respirar fundo!!


Sobre o tema : Trabalho e Estudo - fiz uma pesquisa na net e olha o que os especialistas falam:

__________________________________________


Concurso: dá para conciliar trabalho e estudo

Para consultores, planejamento é mais importante que tempo de estudo.
Além disso, combinar trabalho e estudo melhora auto-estima e diminui ansiedade.
Marta CavalliniDo G1, em São Paulo
Estudar para concurso exige tempo, dedicação e disciplina. Por isso, muitos candidatos optam por deixar seus empregos para dedicar tempo integral aos estudos.

Leia também

Mas coordenadores de cursos preparatórios alertam que essa prática mais prejudica do que ajuda. E avisam: pelo menos 60% dos alunos que passam nos concursos públicos conciliaram trabalho, estudo e família.

Editoria de arte G1
 "Quem só estuda se cobra muito e na hora da prova fica nervoso. O tempo ocioso, em vez de ajudar, só atrapalha", diz Carlos Alberto de Lucca, coordenador geral do Siga Concursos.


Para José Luís Romero Baubeta, diretor de Recursos Humanos da Central de Concursos, "a combinação trabalho e estudo ajuda a melhorar a auto-estima, diminui a ansiedade."


Além disso, Baubeta diz que largar o emprego é arriscado porque, via de regra, as pessoas não passam no primeiro concurso. Assim, a frustração aumenta a pressão. "Todos devem ter consciência de que as provas não são fáceis e que podem demorar para passar".

De acordo com Lucca, é possível conciliar o emprego e a preparação para o concurso com uma fórmula simples: estudar com direcionamento e foco, e não se ater apenas ao tempo de estudo.


Lucca diz que os candidatos devem ficar atentos às matérias que estão nos editais e na forma como elas são abordadas nas questões. "O ideal é resolver provas anteriores para ver o que é perguntado e como é perguntado".

 Método e planejamento
Ele aconselha o candidato que trabalha a ser metódico, fazendo um planejamento de estudo todos os dias.


"Se o aluno estuda uma matéria a cada 20 minutos ele consegue intercalar os momentos de intervalo, como almoço e jantar".


Outra dica é fazer uma pausa a cada 50 minutos, por 10 minutos, se o período de estudo for entre três ou quatro horas por dia. "Essas paradas são importantes para o aprendizado".


Para quem vai prestar concurso em a um a três meses, Lucca aconselha o candidato a estudar todos os dias. Mas, caso o concurso esteja previsto para mais tempo, é recomendável que ele tire um dia da semana para descansar.


"Se o período de preparação é curto, vale investir, mas trabalhar e estudar sem pausa faz o rendimento cair. Nos momentos de descanso, é bom ele [o candidato] fazer o que mais gosta".

 Família
A família também tem papel importante durante a dedicação aos estudos. "A família deve entender que está sendo priorizada a preparação para o concurso, que é um projeto a médio e longo prazo", diz Baubeta.


Lucca recomenda estudar em grupo. Nesse caso, a família pode até ajudar, fazendo perguntas das apostilas. Mas o estudo com outros candidatos também é recomendado, pois um pode tirar as dúvidas do outro. "Verificar provas anteriores ajuda a ver como está o desempenho, o que é preciso reforçar e melhorar", diz.


Baubeta indica que o candidato, para ter maior concentração, vá até bibliotecas municipais ou salas de estudo dos próprios cursos preparatórios para estudar. "E estudar com colegas estimula ainda mais", ressalta. 

2 comentários:

  1. Cris,

    Eu estava sentindo sua falta, andou sumida...

    Eu endendo vc, ser adv. suga todo o nosso tempo, eu tb chegava em casa sem ânimo para estudar, e ainda tinha os afazeres de casa, filho, enfim... Ao mesmo tempo, estes 3 anos só dedicada aos concursos (ou melhor ao concurso da PF)me deixaram numa TPM eterna, kkk. Tem dia que nem eu me aguento... Meu filho me chama de "capitã Nascimento"...

    Mas foi uma escolha, dar tuuuuuuuuuudo de mim para esse concurso, e por enquanto só ter dívidas, e dinheiro nenhum... Aff!

    Realmente ficar só estudando é complicado, pq colocamos toda a nossa vida e sonhos naquela prova, e quanto não dá certo é muito complicado.

    Então, seja o que Deus quiser...

    ResponderExcluir
  2. Trabalhar e estudar para um concurso como esse é realmente "puxado".
    Sempre que comecei a fazer o curso do LFG eu pedi a conta no meu emprego e fiquei só estudando; dessa vez vou fazer diferente, vou continuar trabalhando! e treinando tbm. Serão 6 meses de loucura/corrida, mas vai valer a pena. Afinal, temos muitos livros para comprar e trabalhando $$ fica mais fácil...rs.

    Vamos que vamos, no fim nós chegamos!

    ResponderExcluir