quinta-feira, 25 de julho de 2013

RECOMEÇAR!


Foram anos de dedicação, muitas lágrimas, muitas renúncias, mas na hora da verdade não deu...

Num primeiro momento o desespero, em seguida a negação, o choro descontrolado, a vontade de dormir sem parar, de ficar no escuro do meu quarto. Depois a sensação de tempo perdido, o silêncio ensurdecedor da casa, a vergonha de encarar as pessoas, de me encarar no espelho. Agora estou ressurgindo das cinzas. Que posso fazer, sou teimosa!

Não posso acreditar que tudo isso foi em vão, isso sim é inacreditável.

A meta sempre foi o cargo de Delegada Federal, mas vou ter que sonhar um pouca mais baixo por enquanto e rezar para que o próximo concurso de Delta Fox não demore 8 anos, porque não sou mais nenhuma garotinha.

Aos colegas que estão mais próximos do sonho, que conseguiram se sair bem, PARABÉNS! Vocês estavam na 1ª lista de Deus, eu devo estar na 2ª ou 3ª. Não importa, prometi a mim mesma que ficarei firme até o limite do suportável e, apesar de abalada, posso seguir mais um pouco.

Tive a ajuda de muitos amigos sinceros que me estimularam a continuar, então, não posso decepcioná-los.


sexta-feira, 26 de abril de 2013

"CADA MACACO NO SEU GALHO"!


Eu tinha prometido a mim mesma que deixaria o Blog quietinho por um tempo, mas eu não aguentei, tive que dar a minha contribuição para a conservação do Estado Democrático de Direito. 

Não aguento essa campanha que o Ministério Público está fazendo, tentando colocar os leigos (povo em geral, que não têm conhecimento em Direito) contra o Projeto de Lei que dá aos Delegados o que é justo e tira do MP o direito de investigar. Muito justo que os delegados tenham as mesmas prerrogativas que as outras carreiras jurídicas, uma vez que ele precisa ser formado em direito para exercer esta função, por sinal a mesma formação universitária que têm os juízes, promotores, advogados, defensores, enfim.

Não entra na minha cabeça o fato de o MP, defensor dos direitos dos cidadãos, "custus legis", fiscal da lei, esteja querendo por todas as vias e sob todos os pretextos, ir de encontro a lei, tentando desesperadamente imiscuir-se nas prerrogativas que não são suas.

Não quero me prolongar, porque tenho que voltar aos estudos, afinal, luto arduamente para fazer parte dessa carreira tão importante para a Democracia, mas peço que assistam o vídeo do link abaixo, onde o grande jurista Ives Gandra Martins entrevista dois Delegados da Polícia Federal e esclarece o tema com maestria. 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

LUTANDO CONTRA O TEMPO!
Gente, agora é para valer. O DPF publicou hoje nota à imprensa, comunicando a data dos editais.

"Os editais de retificação do certame serão publicados até o próximo dia 30 de abril.  Já as provas objetivas e discursivas serão aplicadas no mês de julho de 2013".

Vou confessar me deu um frio na barriga, porque por mais que esteja esperando esse concurso, a proximidade do dia dá a certeza de que não dá mais para bobear. O lema agora é "FFF e F", ou seja, FOCO, FORÇA, FÉ e o último F é para os que não acreditam no meu esforço, na minha luta, e que pensarem em me atrapalhar nessa reta final. E vocês sabem que nessa vida de concurseiro a gente encontra muita alma sebosa.

Acabei de fazer uma reunião familiar, assim que soube da notícia e deixei claro que vou precisar da ajuda de todos, porque a luta é minha, mas a conquista interessa a todos.

Provavelmente não publicarei mais nenhum post nos próximos meses, salvo se surgir alguma novidade interessante. Então, aos companheiros de luta desejo toda força e coragem para enfrentar a batalha, tenham fé que o que tiver de ser nosso, será!

Câmbio e desligo!




segunda-feira, 25 de março de 2013

AGORA O BICHO VAI PEGAR!




O concurso de Delegado da Polícia Federal e outros cargos da instituição já podem prosseguir, o STF decidiu.

http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=4211943

http://www.adpf.org.br/Entidade/492/Noticia/?ttCD_CHAVE=185594

Não vou mentir não, bateu o medo. Agora será uma corrida contra o tempo, sem descanso, sem trégua, enfim, minha vida vai virar uma loucura.

Não há, ainda uma definição de datas, mas, com certeza, chegou a hora de travar uma batalha contra o calendário, porque agora eles terão pressa em decidir tudo.

Vou tentar dormir (não sei se vou conseguir), amanhã vou ter que refazer todo o meu cronograma de estudos, como não tinha uma definição, eu estava me preparando para outro concurso (mais por pressão), agora terei que mudar os planos.

Câmbio e desligo!

sexta-feira, 8 de março de 2013

SEXO FORTE!


Vamos combinar que ser mulher não é a coisa mais fácil do mundo, temos que provar tudo o tempo todo, provar que somos capazes, que somos fortes, que somos inteligentes, que somos honestas e, ainda, temos que ser lindas, cheirosas, descansadas, jovens, sem celulite, sem estrias, sorrir sentindo as dores do parto enfim, temos que ser perfeitas. Ufa! Cansei!

Ah, e se a mulher em questão for concurseira e mãe a carga é pesada em dobro, porque temos que ser tudo que falei e, ainda, uma máquina sem descanso. E se ainda por cima o concurso meta for da polícia (civil, militar ou FEDERAL), o buraco é mais embaixo, temos que ser "atletas de elite". A cobrança é muito maior, embora muita coisa tenha mudado ao longo dos anos, ainda hoje sinto uns olhares meio atravessados quando falo que estou me preparando para o concurso da PF.

Há alguns meses fui fazer um concurso de delegado da civil em outro Estado, e fui em uma excursão. Quando cheguei no ponto de encontro para a viagem, eu era a única mulher na excursão, todos os outros passageiros eram homens, policiais da civil do meu Estado. Precisavam ver as caras me olhando, kkkkk, pensem num espanto geral, numas caras desconfiadas. Só no decorrer da viagem eles foram abrindo a guarda e ficaram mais tranquilos e atenciosos. Homem tem medo de mulher, não sei porque.

Mas ser mulher é maravilhoso, mesmo com todas as dificuldades, desafios, jornada tripla etc, etc... 

Não gosto muito dessa coisa de dia da mulher, todo dia é dia da mulher, todo dia temos que ser lembradas e, principalmente, respeitadas nas nossas diferenças. Sim, somos diferentes graças a Deus, não quero ser como um homem, não preciso disso, quero ser feminina sim, mas isso não significa que não consigo fazer as mesmas coisas que os homens. 

Então, nesse dia e em todos os outros quero respeito, não quero só um dia no ano, não quero receber uma rosa no dia 8 de março e em todos os outros dias ser desrespeitada. QUERO RESPEITO!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A LUTA CONTINUA, ATÉ O FIM!



Galera, desculpem o desaparecimento, eu estive (na verdade estou) muito ocupada e cansada, e acabei relaxando um pouco (bastante, rsrsrsrsr) as postagens aqui.

Há umas semanas, conversando com um dos professores da academia, ele me disse que tinha o sonho desde criança de ser um policial federal, aí eu perguntei se ele estava se preparando e, para o meu espanto, ele disse que não, que não tinha tempo, essas coisas... Eu lhe contei sobre um amigo, que tinha sido meu treinador na minha antiga academia, e o quanto ele se esforçou e que hoje é escrivão da PF. Eu lhe falei que se ele realmente queria realizar seu sonho, teria que abdicar de algumas coisa, lhe ofereci material estudo, essas coisas... Hoje tive uma grata surpresa, ele me falou que estava deixando a academia para se dedicar aos estudos, fazer um curso, e me pediu o material que eu havia lhe oferecido, fiquei extremamente feliz com a notícia e com a sua ousadia, sim, porque tem que ter peito para abdicar de certas coisas, principalmente quando mexe no nosso bolso.

Eu tenho uma mania, toda vez que alguém me fala que gostaria de ser PF eu fico no pé, cutucando para a pessoa estudar, treinar... Amanhã vou levar o material prometido e espero que ele aproveite e tenha disciplina, força de vontade e fé, porque o caminho pode ser longo e cansativo, mas tenho certeza que o ponto de chegada é recompensador.

Bom, em um dos meus primeiros posts falei sobre minha rotina de estudos e dos meus métodos, algumas coisas foram reformuladas com o passar do tempo e outras totalmente abolidas. Com a experiência e a cada não aprovação, fui tentando corrigir os erros cometidos e percebendo o que me faltava, então, estou periodicamente modificando meus métodos.

Já não uso mais os mapas mentais, que a longo prazo não funcionaram para mim (para mim! não quer dizer que não funcione para vc), também não tenho estudado nas madrugadas, estou dormindo cedo e acordando cedíssimo para aproveitar bem o dia todo. Sempre tive mania de ler cada livro de capa a capa, mas percebi que as provas, pelo menos as de polícia, são mais dogmáticas, ou seja, letra da lei e jurisprudência. Assim, tenho lido mais a lei seca, notícias em sites policiais e jurisprudência.

EXERCÍCIOS E PROVAS ANTERIORES SÃO FUNDAMENTAIS e, apesar de saber disso há muito tempo ainda relutava em ter uma rotina de exercícios, mas agora são feitos TODOS OS DIAS! A partir disso, estudar mais detidamente os tópicos em que não estou me saído bem e àqueles que nunca ouvi falar antes.

Como já dito tenho estado muito cansada nos últimos dias, as olheiras que não me deixam mentir, tem sido um processo bastante longo e penoso, não só para mim, mas para toda a minha família, já que todos aqui em casa acabam se envolvendo e tendo que abdicar de coisas também. Mas algo dentro de mim não me deixa parar, desistir... Será que é um sinal, uma premonição, ou teimosia mesmo?

Bom, o fato é que estou aqui lutando a minha guerra pessoal, mas sempre tentando influenciar outros a também lutarem por seus sonhos, alguns não deram a mínima para o meu entusiasmo e preferiram não aceitar a minha ajuda, outros têm lutado junto a mim, rumo ao sonho. Fico feliz de verdade quando sei que alguém se superou ou está se superando, e espero que eu também vença esta batalha. Sempre com dignidade e compartilhando experiências!


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Interprograma - Tráfico de pessoas



Tenho me preocupado muito com o tema, que para mim não era totalmente desconhecido e nem é coisa de novela.

Nos últimos tempos tenho visto inúmeros posts tratando de desaparecimento de pessoas, que simplesmente são abduzidas, evaporam no ar, são crianças, adolescentes, mulheres, que simplesmente somem do mapa. Será que evaporaram, acho que não!

Esse assunto para alguns é apenas coisa de novela, não existe, é mentira, mas para as vítimas a coisa é bem real e dolorosa.

Anda me escandaliza ver um Ser humano escravizar e explorar outro. Fiquem atentos!