segunda-feira, 16 de maio de 2011

CONCURSO NÃO É LOTERIA!









Eu ainda me espanto com o comportamento dos candidatos a cargos públicos... Deveria estar acostumada, pois além de concurseira, também costumo fiscalizar vestibulares e concursos, mas há coisas que não consigo compreender...




Ontem fiscalizei o concurso dos Correios, preferi não fazê-lo, pois não havia cargo que me interessasse aqui no meu Estado...




Só para variar, a grande maioria dos candidatos não sabe o que tem no edital, simplesmente porque não o leem... LER EDITAL NÃO DÓI! Muito pelo contrário, facilita a vida de quem vai prestar o concurso e de quem vai fiscalizá-lo...




Tem hora que dá pena, ver a cara de espanto dos candidatos, quando "descobrem" que a CESPE não permite o uso de lapiseira, borracha, celular, relógio etc. E que só se pode usar caneta com material transparente... GENTE ISSO ESTÁ CLARO NO EDITAL! Mas o povo continua levando caneta sem ser de material transparente e todas as coisas que o edital não permite, e o que é pior, ficam discutindo com os fiscais o porquê de não poderem utilizar o material, que ELES acham que devem usar... PESSOAL, MANDA QUEM PODE E OBEDECE QUEM TEM JUÍZO!




Se a pessoa não deseja obedecer o edital, porque o acha absurdo ou sem importância, então não se inscreva... Se preferem achar que concurso é loteria, então quero adverti-los de que em todo jogo existem regras... O EDITAL É A REGRA DO JOGO! O que custa dar uma lidinha, pelo menos na véspera, isso evita transtornos, aborrecimentos, stress...




Como fiscal tento acalmar os candidatos desde a hora da entrada na sala, mesmo quando eles são uns "malas", porque sei que naquelas horas de prova nossas vidas poderão ser modificadas para sempre, nossos sonhos podem tornar-se realidade, enfim, não quero contribuir com o nervosismo alheio, dando uma de Ser superior... Já fiquei sem caneta para anotações em ata, por emprestar todas que tinha para candidatos desavisados, ou melhor, desorganizados... Já servi de psicóloga, tentando acalmar os candidatos à beira de um ataque de nervos... Já tive que acordar candidato no meio da prova... Só Deus viu! Já tive que lembrar que o candidato tinha que responder o cartão resposta, senão não valeria nada seu esforço... MAS TUDO BEM!




Em contrapartida, já tive que aguentar fiscal nervosinho, metidinho, stressadinho, sem futurinho (risos), que em lugar de tentar não me atrapalhar e fazer o trabalho dele, que é apenas fiscalizar e manter o silêncio, ficava conversando na sala, falando alto nos corredores, pasmem!Tentando ler o que eu escrevia na minha prova, ou plantado do meu lado tirando minha concentração... É cada uma que a gente tem que aguentar, viu! Então, é por essas e OUTRAS que eu tento parecer invisível quando estou fiscalizando e simpática o tempo todo.




Mas tem coisa que dá vontade de rir... Ontem tinha um candidato na minha sala que quando não estava olhando para mim, estava olhando para o teto, acho que ele queria encontrar as respostas ou na minha testa ou nas hélices do ventilador (risos).




Concurso é um negócio tão importante e tão sério, que deveria ser tratado com mais responsabilidade pelos candidatos... Do que adianta sentar e sair marcado qualquer coisa, como se fosse uma loteria? Já passou o tempo disso ser uma ótima idéia, hoje a coisa é séria e todo cuidado é pouco quando se fala em comportamento na sala de prova... Eu prefiro não levar celular, mesmo tendo a opção de colocá-lo naquele saquinho da CESPE, levo pelo menos umas cinco canetas pretas (feita em material transparente), já vi gente levar mais que isso... Chego cedo, procuro não me indispor com fiscais... LEIO O EDITAL ANTES DA INSCRIÇÃO E RELEIO NA VÉSPERA!




Já vi uma moça ser retirada da sala por um delegado federal, num concurso de delegado civil, por que a dita cuja colocou o celular ligado no saquinho e não o lacrou... Ela ainda teve a capacidade de pedir ao fiscal que o atendesse, pois seria seu noivo, kkkkk. NINGUÉM MERECE! Isso tudo já no final da prova, faltando 1:00h para o término.




Cada dia que passa fico mais convencida de que o nosso verdadeiro concorrente é a nossa falta de atenção, nossa falta de responsabilidade e de comprometimento com o nosso futuro, COM A NOSSA META!







"O GENERAL QUE COMPREENDE A GUERRA É O MINISTRO DO POVO E O PROTETOR DA NAÇÃO". Sun Tzu

2 comentários:

  1. E de grade importância ler o edital é a primeira tarefa de todo candidato.
    Todas as informações que constam dele são importantes e devem ser lidas com bastante atenção.
    Confira os conselhos dos especialistas para não cair nas armadilhas mais comuns e usar as informações a seu favor.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Sampaio, mas infelizmente a maioria não lê, e acaba se prejudicando.

    Beijos!

    ResponderExcluir