domingo, 14 de agosto de 2011



RESPEITANDO O HORÁRIO BIOLÓGICO!



São exatamente 00:45h e eu estou totalmente acordada e pronta para começar a estudar. Enfrentei meu horário biológico por muito tempo, acordava para estudar as 5:00h da manhã e só faltava "babar" nos livros, passava o dia todo irritada e lutando contra o sono, e na hora de dormir era um sufoco, por que simplesmente não conseguia adormecer.

Descobri que não adianta lutar, SOU NOTURNA! Meu cérebro funciona melhor durante a noite, é o momento em que minha atividade cerebral é mais intensa, minhas idéias fluem melhor, meu pensamento tem mais clareza, enfim, acho mais fácil estudar e aprender a noite do que durante o dia. Claro que há dias em que estou cansada e prefiro dormir mais cedo (isso é raro), compensando no dia seguinte pela manhã, mas o fato é que funciono melhor a noite. Minha mãe me chama de "guarda noturno", por que passo a maioria das minhas noites acordada estudando e como neste horário é tudo mais silencioso, dou conta de todos os mínimos ruídos que acontecem na rua.

Mas... "o Ministério da Saúde adverte: me acordar cedo é prejudicial a SUA saúde" KKKKKKKKKKK...

Nem todo mundo pode escolher o horário de estudo, por conta do trabalho, cursos, família, mas na medida do possível é interessante tentar adaptar o estudo aos horários em que a aprendizagem é mais fácil... Cada pessoa tem seu ritmo e não adianta tentar ir contra ele, por que é contraproducente.

Não sei por quanto tempo vou poder me dar ao luxo de escolher o horário de estudo (como já disse em post anterior, larguei tudo para estudar para o concurso da PF), mas enquanto der, o melhor horário de me encontrar em casa estudando é durante a madrugada.




9 comentários:

  1. Acho q naum depende muito do horário,
    depende muito do ambiente, tem q estar um ambiente silencioso e agradável, só assim vc poderá prestar mais atenção no que vc esta lendo.
    Mais jamais correria o risco de acorda vc cedo....não sou maluco.KKKKKKKKKKK
    Brincadeira
    bj grande amiga

    ResponderExcluir
  2. Sampaio,

    Bom mesmo não correr esse risco, KKKKKK

    Mas, estudos já comprovaram que realmente existe um relógio interno em cada pessoa que determina seus melhores horários para estudar, comer, dormir etc.

    "Já foram descritos os genes envolvidos nesse processo que tem implicação em vários campos e explica, por exemplo, por que algumas pessoas – “as cotovias genéticas” – preferem acordar e dormir cedo e funcionam melhor nas primeiras horas do dia, enquanto outras – as “corujas genéticas” – funcionam melhor à noite e, por conseguinte, acabam deitando e levantando mais tarde."

    http://drauziovarella.com.br/wiki-saude/relogios-biologicos/

    ResponderExcluir
  3. Também sou do tipo noturno. O problema vai ser ir trabalhar das 8:00 às 18:00 na PF quando estivermos na ativa... Vamos nos dar bem em horários alternativos.

    ResponderExcluir
  4. Tipão,

    É verdade, vai ser complicado no início, mas depois que estivermos na PF, o restou se ajeita.

    E nós estaremos lá se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  5. Caramba, também sou noturno. Quando estudava para a PF/PCDF, iniciava meia noite e ia ate umas 4, 5h... depois acordava meio dia, almoça, dava um cochilo (pq ninguem é de ferro ne) e ia fazer uns simulados, exercícios, dar uma corrida... enfim, cada um tem que encontrar seu melhor ritmo... mete bronca ai que o resultado vem rapidão!

    ResponderExcluir
  6. ah eu sou do tipo que precisa dormir, valorizo demais meu sono, se eu nao dormir bem, no outro dia nao sou ninguém. Mas tenho o costume de levantar bem cedo, cultura aqui de casa.

    bjo Andréa

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. meninas,

    vcs já viram este blog:

    apolicialfeminina.blogspot.com

    muito legal tb, passa la depois

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá meninas! Estava com saudades!
    Bom, também sou da noite, não tem pra onde!
    Somos notivagas!

    rsrsrs bons estudos e simbora!

    beijos!

    ResponderExcluir